COMO EVOLUI UMA STARTUP?

WhatsApp Image 2021-01-15 at 00.56.13.jp

Para transformar uma idéia em um conceito empresarial é necessário investimentos. Na fase embrionária é muito comum que os amigos e familiares ajudem na constituição do capital inicial. Mas também há rodadas de capitalização de investidores anjos ( post sobre investidores anjo). Naturalmente investimentos nesse momento empresarial estão sujeitos a maiores riscos, mas também a maiores retornos. 

Quando já há a validação do conceito empresarial  . Existem fundos de investimentos especializados em Venture Capital, nos quais a empresa pode se capitalizar. (post sobre Venture capital). O risco de investimento nesse momento é mitigado pois a empresa já está no mercado testando seu modelo de negócio.

Na fase de Private Equity a empresa já está consolidada no mercado. As aquisições de cotas de capitais são investimentos mais seguros dada a consolidação da empresa no mercado.

As debêntures são títulos  de crédito baseados no risco empresa. Ou seja, quando a empresa precisa se capitalizar ,ela vai ao mercado através de corretoras e emitem esse títulos ao público. São títulos de crédito com juros pré fixados e com a data de resgate também definida. Em caso de default, ou seja o não pagamento do valor, dependendo da garantia d debenture ( se for garantia real), o credor/debenturista se torna acionista daquela empresa. Assim, é uma das formas de aquisição de cotas.

Por fim, as empresas convencionais/startups podem optar por fazer IPOs lançando suas cotas na bolsa de valores se transformando assim em empresas de capital aberto.